Você pode imaginar ser capaz de dar a si mesmo sempre que quiser aqueles banhos de que gosta tanto ou aproveitar todos os benefícios de nadar sem sair de casa, a qualquer hora? Não é necessário jogar muita imaginação porque você pode fazer isso. Então, em Tecnyvan, explicamos como aquecer uma piscina para usá-la ao longo do ano.

Passos para aquecer uma piscina

Não é o mesmo para aquecer uma piscina interior que o ar condicionado de uma piscina que é ao ar livre. Em um país como o nosso, com diferenças tão marcantes nas temperaturas de acordo com a estação, o primeiro passo para aquecer uma piscina e economizar dinheiro a longo prazo é instalar uma cobertura de piscina.

O ideal é optar por uma cobertura alta, que nos ajudará a manter a temperatura ideal da água por mais tempo e criar um ambiente acolhedor ao redor, que realmente convida a banhar-se.

O próximo passo será escolher o sistema de ar condicionado mais adequado para a nossa piscina. As principais opções que temos são:Bomba de calor: Recolha o calor contido no ar para aquecer a água da nossa piscina. É um sistema muito simples e eficaz, mas só funciona bem quando a temperatura ambiente é superior a 5 ou 10ºC.
Aquecedores elétricos: Os aquecedores elétricos aquecem a água com rapidez e em qualquer circunstância, mas têm uma desvantagem: consomem muita eletricidade. Por esta razão, eles são perfeitos para pequenas piscinas, mas podem ser um método caro quando se fala de piscinas maiores.
Painéis Solares: Eles usam os raios do sol para gerar a energia que vai aquecer a nossa piscina. Eles são uma das opções mais limpas e econômicas a longo prazo, mas nos farão depender diretamente da incidência do sol e das horas do dia.
Por fim, recomendamos a instalação de um sistema de desumidificação, que aumenta o conforto sob a cobertura da nossa piscina e combate o desenvolvimento de fungos que normalmente vêm da mão da umidade.

A escolha da combinação de sistema de aquecimento e desumidificação mais adequada dependerá sempre de cada tipo de piscina e do investimento que estamos dispostos a usar.